Como cortar carne para churrasco: descubra o jeito certo

Como cortar carne para churrasco: descubra o jeito certo

Para fazer um churrasco de alta qualidade, não basta escolher a carne, os temperos e o carvão. Afinal, há diversos detalhes que muitas vezes passam despercebidos e que comprometem o resultado. Um dos mais importantes é sobre a forma de cortar a carne antes de assar e também na hora de servir.

Aliás, isso é fundamental para garantir a maciez e a suculência da carne. Mas, muita gente não sabe disso. Outras, ainda têm dúvidas, pois enquanto alguns dizem que o correto é cortar no sentido das fibras, outras afirmam que o melhor é fazer o corte no sentido contrário.

Por isso, trouxemos um passo a passo completo para você saber como cortar carne para churrasco. Anote as dicas!

Use facas bem afiadas

O primeiro ponto que você deve levar em consideração é a afiação da faca. Lembre-se de que a lâmina precisa ser de boa qualidade e estar sempre muito bem afiada. As lâminas lisas são as mais utilizadas, mas as serrilhadas também são muito úteis.

A propósito, o ideal é que você tenha diversos tipos de facas. As que você não pode deixar de ter são:

  • faca do chefe — uma das mais famosas e versáteis, tem uma lâmina que varia entre 15cm e 30cm. Quando bem afiada, permite cortas as fibras da carne sem danificá-las;
  • faca de desossa — com lâmina de 15cm, deve ter uma curvatura na medida certa para conseguir passar entre a carne e os ossos. É muito usada para cortes de suínos, T-Bone e paleta de cordeiro;
  • faca de serra — a lâmina serrilhada é ideal para partes mais duras. Por exemplo: para cortar linguiças, cuja casca é mais resistente e o interior é macio. Ou, ainda, para separar a pele do leitão para fazer à pururuca;
  • cutelo — o cutelo é excelente para cortar carnes que a lâmina lisa e a serrilhada têm dificuldade. Também, para cortar ossos.

Observe o sentido das fibras

O próximo passo é identificar o sentido das fibras, que são aquelas linhas presentes na carne. O correto é fazer o corte no sentido contrário. Ao fazer dessa forma, a carne fica mais macia e suculenta, pois evita a perda de líquido. No entanto, em alguns casos, o corte deve ser diferente. A seguir, confira como cortar os principais tipos de carne:

  • picanha — é a exceção da regra. Então, com uma faca do chefe, corte filés com espessura de cerca de 2 dedos no mesmo sentido das fibras;
  • costela bovina — nesse caso, o corte deve ser feito no sentido contrário, mas apenas depois de a carne estar assada. Caso contrário, perderá a suculência;
  • maminha — também deve ser no sentido contrário. Uma boa dica é fazer pequenos cortes ao longo da gordura, pois isso facilita a penetração do sal e demais temperos, preservando também a maciez e suculência.

Faça o corte secundário

Corte secundário é o corte feito depois de a carne estar assada. Muitos não sabem, mas ele também interfere na maciez e suculência. Depois de tirar a carne da churrasqueira, é preciso aguardar entre 5 e 10 minutos antes de servir.

Esse intervalo é essencial para que o líquido presente na carne se reagrupe e não escorra no corte. Atenção: para o segundo corte, também é preciso seguir a regra do sentido das fibras.

Viu como cortar carne para churrasco é fácil? O segredo está em ter os equipamentos corretos, manter suas facas bem afiadas e identificar o sentido das fibras. Seguindo essas dicas, com certeza você terá um churrasco de qualidade e com as carnes mais macias e suculentas.

Ainda não tem as facas certas? Então, confira nossa linha de facas para churrasco e escolha a que mais atende ao que você deseja!

Instagram

@acutelaria

Twitter

@Acutelaria

Facebook

Acutelariacom

YouTube

Acutelaria

Acutelaria Blog© 2024. Todos os direitos reservados. Design by SEODigital.